Blog

NOVIDADES DE VERÃO DA ALLEGRO NATURA

Escrito em 02 de agosto de 2021

NOVIDADES DE VERÃO DA ALLEGRO NATURA

PRATICIDADE NA SUA ROTINA DE CUIDADOS DIÁRIOS

Nos últimos anos a Água Micelar está a conquistar popularidade no mundo da cosmética, especialmente no público feminino que acumula mais rotinas de cuidados diários do que os homens, considerando o uso de maquilhagem e os hábitos culturais.

Contudo, a Água Micelar é uma excelente aliada tanto para mulheres como para homens, pois ela é a melhor amiga das peles sensíveis. 

 

MAS O QUE É ÁGUA MICELAR E PARA QUE SERVE?

Surgiu em França há cerca de 100 anos como uma alternativa para a limpeza da pele, já que a água da região estava a causar muitos efeitos negativos. Diz-se que as mulheres francesas escondiam o seu segredo de beleza até o resto do mundo descobrir.

Hoje, facto é que a água da torneira deixou de ser a melhor água para a limpeza do rosto, especialmente quando estamos a lidar com problemas como rosácea, dermatite ou ressecamento excessivo.

A Água Micelar promete, num só passo, remover a maquilhagem, limpar o rosto de forma gentil, tonificar, acalmar e refrescar a pele sem precisar de enxaguar (excepto quando indicado no rótulo). É quase uma junção do desmaquilhante com um tónico, mas de ação mais suave, perfeita para o dia-a-dia de todos os tipos de pele.

E conforme o nome indica, é composta por micelas - estruturas globulares formadas por agregados de moléculas muito semelhantes aos fosfolípidos das nossas membranas celulares, que garantem boa capacidade de atrair a sujidade, limpar os poros e equilibrar a oleosidade da pele com elevada tolerância e conforto. Não há necessidade de esfregar o algodão com força, mas sim passá-lo levemente. Este é um sistema que respeita os componentes naturais da derme e não gera o efeito contrário.

Porém, quando se trata de maquilhagem à prova d’água, a Água Micelar deixava a desejar, especialmente na área dos olhos. Com a versão Bifásica, corrigiu-se o problema, já que remove até mesmo as sujidades mais difíceis de limpar, como a maquilhagem à prova d’água. Mas atenção, reafirmamos a importância de agitar bem antes do uso, para não deixar a pele oleosa.

 

QUALQUER ÁGUA MICELAR

É CONSIDERADA UM PRODUTO NATURAL?

Bem, primeiro vamos alinhar as expectativas sobre o que é ser natural em produtos cosméticos.

Existem duas classes de natural para cosméticos:

Natural: Produtos com composição mínima de 95% de matérias-primas naturais e máximo de 5% de matérias-primas sintéticas. Não podem conter matérias-primas consideradas como proibidas. 

À base de ingredientes naturais: Usualmente produtos comerciais que se apresentam como naturais, mas na verdade, não são bem assim. A formulação pode ter na sua composição um ou outro ingrediente natural, porém contém as matérias-primas proibidas para cosméticos naturais também. Podem até conter selos de certificações naturais, mas estes referem-se ao ingrediente natural que está na composição do produto, e não ao produto em si. A verdade é que quase a  totalidade dos produtos de cosmética comercial continuam a conter ingredientes polémicos como o EDTA (Ethylenediamine tetraacetic acid) e o SLS (Sodium Lauryl Sulfate), portanto não podem ser considerados naturais. 

Complicado? Sim. A legislação precisa melhorar muito para que as empresas não se aproveitem dos conceitos e das lacunas legais para venderem o que não são. Essa prática, aliás, tem um nome: Greenwashing.

E é pertinente fazermos um aparte sobre o assunto: Greenwashing trata-se da injustificada apropriação de conceitos ambientalistas por parte das organizações (empresas, governos, etc) ou pessoas, mediante o uso de técnicas de marketing com o objetivo de criar uma imagem positiva, diante da opinião pública, acerca do grau de responsabilidade ambiental dessas organizações ou pessoas, bem como das suas atividades ou produtos. É uma ação para “embelezar” os seus produtos e tentar passar uma falsa ideia de que eles são ecoeficientes, ambientalmente corretos, sustentáveis, entre outros.

Infelizmente esta prática não agrega nenhum valor ao ambiente e gera uma grande crise de confiança nos consumidores quando se trata de produtos e ações “verdes”, o que prejudica o consumo e a busca por produtos, de facto, ambientalmente corretos. 

ÁGUA MICELAR ALLEGRO NATURA  

VERDADEIRAMENTE BIOLÓGICA E NATURAL!

Por fim, chegámos à nossa novidade, a água micelar da Allegro Natura! 

E para falar deste produto, vamos dar continuidade aos conceitos de cosméticos naturais, biológicos e biodegradáveis.

Existem dois formatos para a classificação de cosméticos biológicos:

À base de matérias-primas biológicas: Devem conter no mínimo 70% e no máximo 95% de matérias-primas biológicas certificadas. Não podem conter nenhuma matéria-prima sintética ou proibida.

Biológicos: Devem conter na sua formulação no mínimo 95% de matérias-primas biológicas certificadas e no máximo 5% de água e outras matérias-primas naturais. Não podem conter nenhuma matéria-prima sintética, muito menos matérias-primas proibidas. Todos os produtos cosméticos biológicos são naturais e biodegradáveis.

E é nesta categoria que se encaixam os produtos da marca italiana Allegro Natura.

Por isso, é com grande alegria que apresentamos os novos membros da “família” e podemos dizer que estes produtos são seguros para a saúde e o ambiente.

Foram produzidas duas versões para contemplar as diferentes necessidades de cuidados diários.

Água Micelar Biológica: Idealizada para peles oleosas e mistas, é rica em antioxidantes. Contém extrato de chá verde que é um poderoso regulador da oleosidade e água de kiwi rica em vitaminas. A fórmula é completada pelo queridinho das mulheres, o ácido hialurónico, com vários pesos moleculares e poder hidratante, água de rosas com propriedades calmantes e adstringentes e é finalizada com o fermento que imita o efeito do barro, reduzindo a produção de oleosidade.

Água Micelar Bifásica Biológica: Idealizada para peles secas e sensíveis, com Aloe Vera que hidrata e acalma, óleo de semente de uva com propriedades antioxidantes e água de kiwi rica em vitamina C. A fórmula é completada por calêndula e camomila altamente emoliente e vitamina E.

Certificações: Bio Eco Cosmesi Aiab, Vegan Society, Granted by Lav

NOTA: Na embalagem está a indicação de enxaguar após o uso, mas é de ressaltar que não é obrigatório. Esta indicação é válida somente para quando houver ainda algum resto de maquilhagem. Se a maquilhagem for à prova d’água, o ideal é utilizar a Água Micelar Bifásica, contudo, se tem a pele oleosa, pode finalizar a limpeza com a Água Micelar.

Gostou? Mas ainda não entende bem porque optar por um produto biológico, natural e biodegradável?

O resultado de um estudo liderado por pesquisadores da UC Berkeley e da Clínica de Salud del Valle Salinas nos EUA demonstrou que uma pequena pausa no uso de produtos cosméticos comerciais levam a uma queda importante nos níveis de substâncias químicas, que desregulam as hormonas do nosso corpo. O sistema endócrino desregulado representa graves riscos para a nossa saúde e está associado à falência renal, cardíaca, comprometimento do fígado e até mesmo a cancros de pele, útero e ovários. Outra doença “moderna” associada a essas substâncias e que muito prejudica as mulheres, é a endometriose. 

Autocuidado e autoamor são bases para uma vida feliz. Faz sentido que nossas ações de cuidados diários promovam a nossa saúde e bem-estar, mas também cuidem do ambiente. 

Somos todos um. Una-se a esse movimento!

 


×