Blog

UMA CONVERSA SOBRE SUSTENTABILIDADE E COMÉRCIO JUSTO

Escrito em 22 de julho de 2021

UMA CONVERSA SOBRE SUSTENTABILIDADE E COMÉRCIO JUSTO

O CONSUMIDOR EXIGENTE

Um estudo sobre Transição Ecológica realizado pelo Cetelem – BNP Paribas Personal Finance, revela que 9 a cada 10 portugueses valorizam produtos, empresas e marcas sustentáveis.

Perante a crise sanitária provocada pelo Covid-19, o estudo também mostrou que 72% dos inquiridos estão otimistas e acreditam que as empresas irão acelerar as medidas de transição ecológica.

Outro estudo, o Net-Zero Portugal, revelou que o país tem a capacidade de acelerar as tendências recentes de descarbonização, enquanto alcança oportunidades de crescimento.

 

GRANDES MUDANÇAS ACONTECEM POR UM PROCESSO DE ASSOCIAÇÃO

Quando falamos em sustentabilidade vemos a sociedade associar-se em prol de um bem comum. O planeta é a casa de todos, independente das divergências que possam antagonizar os diferentes grupos sociais.

Por outro lado, o mercado muitas vezes apropria-se do conceito sem respeitar o seu significado. E o consumidor, antes ingênuo, passa a investigar os produtos, marcas e empresas que se apresentam sob esta bandeira, como resultado de uma grave crise de confiança.

Aplicativos como o Good on You, por exemplo, deixam ao alcance de um smartphone, a situação mundial das empresas do vestuário e moda quanto ao trabalho escravo.

Mas e o que isto tem a ver com sustentabilidade?

Os princípios que compõem o termo, permeiam o desenvolvimento económico aliado à preservação ambiental e à preocupação social.

Ética é fundamental!

 

UMA EMPRESA PORTUGUESA QUE REPRESENTA MARCAS COM POLÍTICAS TRANSPARENTES DE PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO


Lisboa com Ética resume de onde somos e quem somos. Um casal que despertou para a necessidade de mudar paradigmas de consumo a partir de casa e transbordou o seu conhecimento, tornando os seus hábitos num negócio.

Focado na divulgação do veganismo e comercialização de produtos ecológicos, biológicos e provenientes do comércio justo, o projeto apoia marcas de confiança que partilham esses mesmos ideais de produção sustentável e de preservação do meio ambiente, sem deixar a qualidade de lado.

Escolher os produtos distribuídos pela Lisboa com Ética é a garantia de contribuir para um mundo melhor e a tranquilidade de oferecer o melhor.

 

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL IMPÕE EQUILÍBRIO ENTRE CUSTOS E LUCROS


O sistema industrial tradicional gerou importantes obstáculos no caminho da sustentabilidade. A discussão sobre eles é de fundamental importância no entendimento deste novo modelo de negócio, que visa fomentar uma cadeia produtiva justa para com o planeta, os animais e as pessoas.

Produtos que contém ingredientes tóxicos, produção que implica no esgotamento de recursos finitos do planeta, exploração humana com baixíssima remuneração, falta de proteção da saúde e direitos dos trabalhadores, resumem alguns desses obstáculos.

Sustentabilidade implica distribuição justa de recursos.

O mercado precisa de consumidores. Os consumidores precisam de salários justos para poder consumir. Para ser sustentável tem que ter um processo circular. Pense nisso!

E una-se a esse movimento!


×